Wagner lança pedra fundamental da mina de vanádio
O governador Jaques Wagner lança no próximo dia 21 de fevereiro a pedra fundamental da mina de vanádio de Maracás, que deve ser inaugurada em novembro. Já a mina de ouro de Santa Luz será inaugurada em março.
O presidente Companhia Baiana de Pesquisa Mineral CBPM, Hari Alexandre Brust, juntamente com o diretor técnico, Rafael Avena Neto visitaram as minas para avaliar o andamento das obras.
A mina de Santa Luz tem sua produção a cargo da Yamana Gold Inc., mineradora, com sede no Canadá e que atua na exploração em diversos estágios da cadela produtiva do ouro. Os investimentos realizados no projeto, até o momento, atingem cerca de US$ 200 milhões e trabalham na montagem do projeto cerca de. 1.100 profissionais.
As reservas prováveis de ouro devem atingir, a cerca de 1,5 milhão de onças (oz), sendo que já existem mais de 582.000 onças de reservas medidas e indicadas. A Yamana pretende Iniciar a sua produção no mês de março de 2013, sendo que nos próximos dois anos deverá ter uma produção de 130,000 oz/ano.
A mina de vanádio fará do Estado da Bahia o maior fornecedor de ferro-vanádio do Brasil e é uma parceira do grupo canadense Largo Resources Ltda (Largo Mineração) com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), detentora dos direitos minerais da região.