Vale vai reduzir preço de entrega de minério de ferro à China

A mineradora brasileira Vale vai reduzir o preço de entrega de minério de ferro vendido à China no ano que vem, informou o diário "China Daily" nesta quarta-feira.

A reportagem, citando uma autoridade não identificada de uma siderúrgica chinesa, afirma que a Vale já fechou acordos de preço de frete a longo prazo com uma série de usinas locais, oferecendo descontos de 20% a 30%.

Na segunda-feira (14), o presidente da Vale, Roger Agnelli, afirmou que a tendência para os preços do minério de ferro em 2010 é de alta, mas que ainda é cedo para avaliar o percentual que será obtido junto às siderúrgicas.

A empresa tem se esforçado para melhorar sua fatia de mercado na China, o maior consumidor do mundo de minério de ferro, especialmente à luz de uma controversa "joint-venture" entre suas duas rivais maiores, BHP Billiton e Rio Tinto.

Segundo o diário chinês "21st Century Business Herald", a empresa brasileira está em negociação com algumas das siderúrgicas menores da China para estabelecer contratos de fornecimento de longo prazo.

A Associação de Ferro e Aço da China já enviou uma delegação ao Brasil para discutir ações conjuntas opostas à fusão BHP-Rio, afirmou o jornal "Australian Financial Review" nesta semana.

Fonte: Folha de São Paulo

Fique por dentro das novidades