Sensores aumentam segurança em minas

Equipe de pesquisadores do Centro de Engenharia Robótica da Universidade Carnegie Mellon, Estados Unidos, desenvolveu um sistema de sensores para localizar pessoas em locais de difícil acesso onde sinal GPS não alcança.

O sistema, denominado MINT (Tecnologia de Navegação Micro-Inercial) é composto de um computador e três unidades de sensores, que são instalados nos calçados dos usuários, que mede os passos para analisar a localização da pessoa. O sistema utiliza um método de navegação que calcula a posição atual baseado na direção e velocidade que o usuário se movimentou de um ponto inicial.

No calcanhar de cada bota é colocado a unidade de medida inercial. Na parte frontal da bota, é colocado um pequeno radar, que mede a distância que cada IMU se movimenta. A velocidade média de caminhada de uma pessoa é de cerca de 3.600 passos por hora, com isso o MINT realiza atualizações de posição de referência enquanto o usuário caminha. A precisão da localização do sistema melhora com o passar do tempo.

O MINT ainda não está sendo comercializado, mas os pesquisadores acreditam que o sistema configurado para o uso em minas e em combate a incêndios deve custar em torno de US$ 5.000. Para o uso do MINT no setor de mineração, o sistema foi testado pela Instituto Nacional de Segurança Ocupacional e Saúde do governo dos Estados Unidos em uma mina subterrânea, com sucesso.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Fique por dentro das novidades