Seminário nacional debate APLs de base mineral

O setor mineral, tendo como foco os arranjos produtivos locais (APLs), vai ser discutido durante três dias em Salvador com a realização do IX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral.

O evento – que acontece na sede da Fieb, no bairro do Stiep – será aberto nesta segunda-feira (08.10), às 19h, pelo secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia. Em paralelo, será realizado no mesmo local o VI Encontro da Rede APL Mineral.

O seminário vai debater estruturas de governança e inovação tecnológica em APLs de base mineral, como instrumento para se alcançar a sustentabilidade do setor. Com o evento, procuramos estimular a integração das entidades representativas de atividades econômicas do setor mineral, disse o secretário James Correia.
 
Ele destacou a importância da troca de idéias e experiências na busca de soluções para resolver entraves que dificultam o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas de mineração, em especial aquelas localizadas em APLs. O seminário é uma ótima oportunidade para isso, revelou James.
 
O superintendente de Mineração da Sicm, Albert Hartmann, disse que a realização de mais uma edição do seminário consolida o evento como o fórum ideal para o debate dos assuntos relacionados ao desenvolvimento dos APLs do setor mineral. Ele terá um papel importante na apresentação de propostas, sugestões e planos para o desenvolvimento do setor, afirmou
 
Ele adiantou que os principais objetivos do evento são oferecer suporte técnico e gerencial, além do apoio e fomento às boas práticas ambientais, sociais e econômicas dos produtores minerais organizados em APLs.. ?O seminário é muito importante, inclusive, para disseminar a experiência para os demais segmentos organizados em APL, adiantou.
 
A programação completa do evento pode ser acessada no link: http://www.snabam2012.ba.gov.br/hotsite/home
 
O seminário é coordenado nacionalmente pelo Ministério de Minas e Energia com a participação local da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Sebrae e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
 
O que é APL – Arranjos produtivos locais (APLs) são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Fonte: SICM

Fique por dentro das novidades