Secretário Jorge Hereda visita Museu Geológico da Bahia

O secretário Jorge Hereda, visitou nesta sexta-feira (26.06) o Museu Geológico da Bahia (MGB), mantido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Inaugurado em 4 de março de 1975, o MGB está instalado, desde 1982, em um palacete no bairro da Vitória, no centro de Salvador. A exposição do Museu abrange desde o sistema solar até a geologia da Bahia, relacionando a importância dela na compreensão da evolução do homem desde o início do Universo e da Terra. O Museu recebe, em média, 10 mil visitantes por ano.

São mais de 20 mil peças catalogadas, sendo, 2 mil expostas em 15 salas temáticas: Meteoritos, Sistema Solar, Minerais, Rochas, Recursos Minerais, Minerais e Rochas Industriais, Garimpo, Minerais Radioativos, Artesanato Mineral, Energia dos Cristais, Rochas Ornamentais, Gemas, Petróleo e Gás, Otto Billian e Fósseis.

Na Sala Meteoritos, Hereda recebeu informações sobre todos os 59 meteoritos oficiais e as sete crateras de impacto em território brasileiro. Viu uma réplica do maior meteorito brasileiro, o Bendegó, encontrado no sertão baiano em 1784 -, a partir do banco de dados do Meteoritical Bulletin, produzido pela Sociedade dos Meteoritos, organização fundada em 1933, nos EUA, para estudo de meteoritos, impactos e brechas polimíticas.

O Museu está aberto à visitação pública, com acesso gratuito. Semanalmente, ele recebe visitas em grupos de estudantes de escolas públicas e particulares através do Programa Museu Escola Comunidade, PMEC. Ele conta ainda com um auditório com capacidade para 300 pessoas, onde funciona o Cinema do Museu, com sessões diárias a partir das 13h, e um café ao ar livre, à sombra de uma centenária mangueira.

Fique por dentro das novidades