SAM avança projeto de minério de ferro em MG
A Sul Americana de Metais (SAM) realizou uma audiência pública, no município de Grão Mogol (MG), sobre o projeto de minério de ferro Vale do Rio Pardo. A audiência faz parte do processo para obtenção de licença prévia (LP), o primeiro passo para viabilizar o projeto.
O escopo do projeto, orçado em cerca de US$ 3 bilhões, tem uma mina de minério de ferro de baixo teor, uma unidade industrial de concentração que elevará seu teor, duas barragens e um mineroduto de 482 quilômetros, para escoar sua futura produção de Grão Mogol até o porto de Ilhéus, na Bahia.
O mineroduto será o segundo maior do país, atrás apenas do Minas-Rio, da Anglo-American, mas ficará na frente da Anglo em relação ao consumo de água. A SAM já tem outorga da Agência Nacional de Águas (ANA) para captar até 6.200 m³ de água por hora na barragem de Irapé, construída no rio Jequitinhonha. Já o Minas-Rio capta 2.500 m³ por hora.
O projeto da SAM prevê um mineroduto que corta 21 cidades, em Minas Gerais e na Bahia, até chegar ao Porto Sul, próximo a Ilhéus (BA). Estão previstas 25 milhões de toneladas de minério por ano. Com informações do jornal O Tempo.
