Rio Tinto quer esperar melhora do mercado para negociar com China
A mineradora Rio Tinto espera ter negociações "melhores" com seus clientes na China quando as condições no mercado de minério de ferro estiverem mais "normais", disse o diretor-gerente da Rio Tinto China, Anthony Loo, nesta quarta-feira.
Ele recusou-se a comentar as negociações que estão em andamento entre as siderúrgicas chinesas e a Rio Tinto, mas afirmou que quer "esperar um pouco, para monitorar a situação do mercado".
"As siderúrgicas chinesas fecharam um acordo (sobre os preços anuais do minério) conosco no final de maio durante as negociações do ano passado", disse Loo em entrevista coletiva em Pequim.
A Baosteel, que representa as siderúrgicas chinesas, concluiu sua segunda rodada de conversas com a Vale, BHP Billiton e Rio Tinto recentemente, mas os dois lados ainda não entraram no estágio de negociação de preços, de acordo com analistas e participantes do mercado.
As negociações geralmente terminam antes de 1º de abril. Mas os comentários de Loo indicam que as mineradoras estão esperando sinais de recuperação para que possam ter maior poder de barganha antes de chegar a um preço final.
O executivo também afirmou hoje que algumas companhias chinesas estão interessadas em ativos da Rio Tinto. A mineradora disse em dezembro que planeja vender operações, cortar empregos e reduzir investimentos para diminuir sua dívida de quase US$ 40 bilhões.
Fonte: Agência Estado