Rio Tinto: produção de minério de ferro cai 15% no 1º trimestre
A Rio Tinto informou nesta quarta-feira que sua produção de minério de ferro caiu 15% no primeiro trimestre, em base anual, para 31,65 milhões de toneladas métricas, uma vez que as operações da mineradora anglo-australiana na região de Pilbara, no oeste da Austrália, foram prejudicadas por fortes chuvas.
O executivo-chefe da companhia, Tom Albanese, afirmou que a produção do primeiro trimestre ficou em linha com a redução da demanda do mercado e que a empresa agiu rapidamente para conservar caixa tendo em vista a queda dos preços das commodities.
"Os mercados permanecem voláteis e o calendário da recuperação econômica mundial ainda é incerto", disse o executivo em comunicado.
A produção de cobre refinado subiu 33% nos primeiros três meses do ano, em base anual, para 104.300 toneladas, enquanto que a de cobre extraído aumentou 9%, para 196.000 toneladas.
A produção de alumínio caiu 6% no período, para 948.000 toneladas; a de alumina diminuiu 2%, para 2,19 milhões de toneladas; e a de bauxita recuou 19%, para 6,97 milhões de toneladas, depois dos cortes provocados pela forte queda na demanda.
Segundo Albanese, a empresa continua focada na sua planejada aliança de US$ 19,5 bilhões com a Aluminum Corp of China (Chinalco) e em passar com êxito pelo processo de regulamentação antes de submeter o negócio para a votação dos acionistas.
Fonte: Agência Estado