Refino de metais preciosos na Bahia

A Paranapanema planeja instalar uma planta de refino de metais preciosos na Região Metropolitana de Salvador, em Dias DAvila. A empresa, que hoje produz cobre para a utilização em fios e vergalhões, quer com a nova unidade, refinar metais de alto valor agregado, como ouro, prata e paládio.

Quando apresentou o plano de investimentos 2011-2014, a Paranapanema manifestou o interesse de instalar esta planta, mas os entendimentos com o Governo do Estado se intensificaram nas últimas semanas.

 

Segundo o presidente da empresa, Edson Monteiro, a nova fábrica poderá chegar a oito toneladas de ouro e entre 60 e 80 toneladas de prata ao ano com a capacidade instalada, o que elevaria a receita anual da companhia em até 10%. Em 2012, a receita da Paranapanema foi R$ 4 bilhões.

 

Monteiro afirmou ainda que o investimento previsto anteriormente de R$ 28 milhões está sendo revisado e poderá ser redimensionada para mais ou para menos. O estudo deverá ser concluído ainda este ano.

 

A nova fábrica vai refinar os metais preciosos das sobras do processo de produção de cobre, hoje revendidos como lama anódica para países como Suécia, Finlândia e Índia.

 

Leia mais…

 

Fonte: Paranapanema.

Fique por dentro das novidades