Projeto da Estrada Real na Bahia será divulgado em simpósio de geociências

Pico do Barbado

O estágio atual do Projeto Estrada Real Norte é uma das atrações do III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, que será realizado de 8 a 13 de setembro na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina.

Criado em parceria entre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), o projeto tem como fundamento o resgate de um importante traçado da Estrada Real – Caminhos da Bahia entre as atuais cidades de Jacobina e Rio de Contas.

O projeto visa a identificação e o georreferenciamento de possíveis trechos da estrada entre os municípios e também identificar e georreferenciar, além de fotografar, as principais atrações potencialmente turísticas dos municípios cortados pela Estrada Real.

Ruínas, cachoeiras, igrejas, monumentos históricos, pinturas rupestres, casarios e os calçamentos estão entre alguns dos itens já cadastrados e fotografados.           

Outro objetivo é promover a divulgação dessas atrações, possibilitando a geração de renda aos moradores locais, bem como incentivar a preservação e a visitação sustentável em parceria com as comunidades, órgãos governamentais e empresários.

Fique por dentro das novidades