Proibição na Indonésia pode levar à escassez de níquel em 2015
Cerca de 1 milhão de toneladas de níquel aguardam expedição após a Indonésia, maior produtora do metal no mundo, proibir as exportações do minério este mês. A redução das vendas no país, que alimenta cerca de 14% da produção mundial de níquel refinado, pode eliminar um excedente e criar um déficit em 2015, diz a Goldman Sachs.
Isso pode recuperar os preços do metal. O preço do níquel caiu mais do que qualquer outro metal de base. A queda foi tão grande que, no Brasil, a Votorantim Metais suspendeu as operações de níquel em Fortaleza de Minas (MG) em 2013 e causou uma crise na Mirabela Níquel, que produz concentrado na Bahia.
Na última semana, o Bank of America estimou que o valor do níquel na London Metal Exchange (LME) chegará, em média, a US$ 17 mil a tonelada no quarto semestre deste ano, um aumento de 20%. O preço do níquel, que atingiu um recorde de US$ 51,8 mil em 2007, caiu 19% em 2013, com a China expandindo a oferta de ferro-gusa de níquel, um substituto de menor teor de metal refinado, utilizado na fabricação de alguns tipos de aço inoxidável.
Fonte: Notícias de Mineração