Professora aposentada da Ufba morre aos 87 anos em Salvador
A professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Teresa Cardoso da Silva, morreu nesta quinta-feira (6) no Hospital Agenor Paiva, em Salvador. Ela faleceu aos 87 anos por conta de complicações decorrentes de uma pneumonia, segundo informação de Alexandre Cardoso, sobrinho da professora.
Natural de Sergipe, viveu a maior parte da vida na Bahia. Doutora em Geomorfologia pela Universidade de Strassburg, na França, onde teve como orientador Jean Tricart, Teresa foi responsável pela abertura do laboratório sobre o tema na Faculdade de Geografia da Ufba. Conviveu com nomes de destaque da área, como Milton Santos, Aziz Ab’Saber, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Amélia Nogueira, entre outros.
Teresa trabalhou também como assessora técnica do projeto RadamBrasil e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde participou da estruturação de trabalhos do Zoneamento Ecológico-Econômico do Ministério do Meio Ambiente e da elaboração do Documento Nacional para a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92.
Já aposentada, foi consultora de instituições do governo e empresas privadas por conta do seu conhecimento na área da geomorfologia.
Ainda não há informação sobre velório e sepultamento da professora.