Presidente da CBPM apresenta palestra “Fiol, mineração e desenvolvimento da Bahia” na próxima semana

A importância da Fiol e da mineração no desenvolvimento do estado da Bahia no século XXI é o tema que será abordado na palestra online transmitida pelo canal do Crea Bahia no Youtube (www.youtube.com/creaba1), no dia 20 de agosto, às 18h. O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Antonio Carlos Tramm, será o palestrante da live realizada pela Associação Baiana de Geólogos, que é uma das instituições componentes do Colégio Regional de Entidades de Classe do Conselho Regional.
Para o palestrante, a ferrovia será fundamental para o desenvolvimento da Bahia. “A Fiol é uma obra que vai fazer com o interior da Bahia aquilo que o Polo Petroquímico fez com a Região Metropolitana de Salvador. Esta é uma obra que precisa ser compreendida de maneira mais ampla, é um projeto estruturante. Não é uma chuva no sertão, é um rio perene que vai continuar passando”. Segundo Tramm, além da geração de emprego e renda, a implantação da FIOL, que, num primeiro momento, possibilitará a exportação do minério de ferro, virá, em seguida, a transportar outros ativos minerais e, com a ampliação dos trilhos até Barreiras, passará a transportar a produção agrícola, inclusive o famoso algodão, que hoje é exportado através do Porto de Santos.
Antonio Carlos Tramm também já presidiu a Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) e exerceu diversas funções no setor público, como Secretário de Turismo, Secretário de Transportes de Salvador e Diretor Comercial da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA). Na iniciativa privada, atuou em diversas empresas e desenvolveu projetos como a incorporação imobiliária do bairro Caminho das Árvores e implantação do Porto Seco Pirajá.
Saiba mais – A CBPM também tem trabalhado para mostrar à opinião pública os impactos positivos que a Fiol poderá trazer para o estado. A exemplo do caderno especial “FIOL: TRILHOS PARA O PROGRESSO”, publicado no último dia 15 no Jornal Correio. Ao longo de 16 páginas, o encarte mostra como a estrada de ferro vai acelerar o desenvolvimento dos municípios ao longo dos seus mais de 1000 km, o panorama atual das obras e a expectativa de setores como mineração e agronegócio.
O projeto Diálogos que Conectam foi pensado como forma de levar conteúdo técnico de qualidade aos profissionais e sociedade durante o período de isolamento social. Para participar, basta acessar o canal do Crea-BA no Youtube. Outras informações sobre palestras ou cursos online também podem ser obtidas no site: www.creaba.org.br.
Confira o cronograma de palestras:
20 de agosto, às 18 h – O Desenvolvimento da Bahia no séc XXI passa pela FIOL e pela Mineração (Palestrante: Presidente da CBPM e administrador de empresas, Carlos Tramm).
25 de agosto,às 18 h – Ensaios não Destrutivos como Ferramenta Auxiliar das Perícias de Engenharia Civil (Palestrante: Engenheiro Civil Emerson Carvalho).
27 de agosto, às 18h – Sondagens de Simples Reconhecimento em Solo: Contratação e Fiscalização (palestrante – Engenheiro Civil Evangelista Fonseca)
15 de setembro, às 18 horas – Manifestações Patológicas em Sistemas de Pinturas em Fachadas (palestrante: Engenheiro Civil Andre Luiz Cardoso)