Preço dispara no mercado

O ouro está em alta e nos últimos 2 meses registra aumento de aproximadamente 25%. Cotado na Capital mato-grossense por R$ 87 (média por grama) deve fechar o ano em R$ 95/grama.
 
O metal precioso costumeiramente tem acréscimos neste período, porém, em decorrência da instabilidade da moeda norte americana e da crise financeira que percorre os países europeus, a valorização está mais acentuada.
O superintendente regional do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Jocy Gonçalo de Miranda, diz que o ouro tem um comportamento diferente perante o mercado financeiro. É quando a economia passa por abalos que o metal mais se valoriza.
"O aumento no preço do ouro tem origem na macroeconomia. Com a quebra de países da Europa e a oscilação do dólar, os investidores tendem a comprar ouro".
O economista Anaor Carneiro diz que o metal sempre foi uma boa alternativa de mercado por ser mais seguro.
"O ouro é uma boa alternativa pela segurança em momentos de variação no mercado. Ele nunca tem grandes desvalorizações, diferentemente de moedas e ações que estão ligadas à economia dos países".
A alta no valor serve até como incentivo para o aumento do consumo, como explica o ourives Leônidas Soares Souza."Quanto mais o preço sobe, parece que atrai mais as pessoas".

Fonte: Rádio Difusora

Fique por dentro das novidades