Possível contrato com Vale faz STX saltar 8,2% em Seul
A companhia sul-coreana de transporte marítimo STX Pan Ocean anunciou que negocia com a Vale um contrato de longo prazo para o transporte de minério, que, segundo analistas, ajudará a reforçar o lucro da transportadora a partir de 2011.
A notícia fez as ações da STX dispararem 8,2% na Bolsa de Seul nesta segunda-feira, enquanto o índice Kospi encerrou em queda de 0,3%.
"As duas partes devem fechar o acordo até quarta-feira e o valor do contrato deve chegar a cerca de 6 trilhões de wons (US$ 5 bilhões)", disse um porta-voz da STX Pan Ocean que não quis ser identificado.
A companhia registrou prejuízos nos dois primeiros trimestre deste ano – seus primeiros resultados negativos desde o final de 2004.
Como outras empresas do setor, a STX Pan Ocean foi afetada por uma queda nas tarifas de frete, em meio à desaceleração econômica global.
Se o contrato for fechado, a companhia sul-coreana transportará de 12 milhões a 13 milhões de toneladas de minério de ferro da Vale por ano, pelos próximos 25 anos.
De acordo com os analistas, o acordo pode gerar para a STX Pan Ocean uma receita anual de, no mínimo, 200 bilhões de wons (US$ 166,334 milhões). No ano passado, a companhia registrou faturamento de 8,267 trilhões de wons.
"Se assinado, o contrato será o maior em termos de valor para a companhia", afirmou o analista Joo Ick-chan, da corretora Eugene Securities.
O analista Ryu Je-hyun, da Mirae Asset Securities, observou que a STX Pan Ocean pode transportar cerca de 5% da produção anual de minério da Vale, que é de 300 milhões de toneladas por ano. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agência Estado / Dow Jones