Porto Sul tem viabilidade confirmada pelo Ibama

Com grande importância estratégica, empreendimento será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

A construção do Porto Sul, complexo portuário da Bahia avaliado em mais de R$ 5,6 bilhões, conseguiu dar um passo importante para resolver seu complicado processo de licenciamento ambiental. O Ibama, apurou o Valor, garantiu a viabilidade socioambiental do empreendimento previsto para ser erguido no ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus.

Em parecer técnico concluído nesta semana, analistas do Ibama afirmam que "todos os procedimentos legais necessários [para o licenciamento prévio do porto] foram adotados adequadamente" e que "as discussões e contribuições necessárias para consolidar a validade da referida licença foram conduzidas com êxito". A conclusão do processo que vai revalidar a licença prévia do porto só depende agora "de resposta do empreendedor para alguns questionamentos restantes".

Em entrevista ao Valor, o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil baiana, Eracy Lafuente, disse que, nesta semana, encaminhará as respostas para o Ibama, com expectativa que o órgão revalide a licença nos próximos dias. "Nós estamos otimistas com as notas técnicas do Ibama, que demonstram a correção e seriedade dos estudos. Vamos providenciar as últimas informações para que a republicação seja efetivada no tempo mais breve".

Leia mais…

Fonte: Valor Econômico

Fique por dentro das novidades