Política Mineral é tema de debate na SDE

A construção da política mineral foi tema de debate na quinta-feira (30), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Estiveram reunidos representantes da área mineral, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), os sindicatos baianos das Mineradoras e das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares, além da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), que junto com a SDE formam o grupo de trabalho responsável pela construção do documento.

"A reunião de hoje é a primeira de uma série que deverá ocorrer para que nós possamos fazer a construção de uma proposição de uma política mineral dialogando com os empresários, percebendo quais são as questões que inibem ou dificultam os investimentos", afirma Reinaldo Sampaio, superintendente de Estudos e Políticas Públicas da SDE.

Sampaio acredita que com o encontro será possível criar uma agenda de entendimentos e de cooperação para uma compreensão comum de como propor a melhor política mineral para o Estado. "A ideia de propor uma política mineral tem a visão pública de promover o desenvolvimento do setor mineral mas para que isso ocorra é preciso criar um ambiente de negócios favorável ao segmento privado sem prejuízo das questões legais, ambientais e sociais", diz.

"Estamos participando de uma reunião junto ao Governo do Estado que tem iniciativa de congregar as empresas do setor industrial para uma mobilização que pode beneficiar todos nós, empresas, governo, sociedade como um todo. Acredito que a Política Mineral pode trazer melhoria, divulgação mais ampla e intercâmbio de informação com parceiros", afirma Cláudio Menezes, diretor presidente da Bahia Mineração (Bamin).

Para Paulo Misk, presidente da Vanádio de Maracás, empresa do grupo canadense Largo Resources e presidente do sindicato das Mineradoras do Estado da Bahia, discutir a política mineral é uma oportunidade única e dá uma visão melhor da sociedade do que é mineração. "Se tiver um entendimento dos benefícios que a mineração proporciona à sociedade fica muito mais fácil ter um alinhamento de todos os órgãos para propiciar o fomento da mineração e maximizar os benefícios que a própria mineração pode proporcionar", afirma.

Fique por dentro das novidades