Paranapanema avalia parceria para voltar à mineração de cobre

A Paranapanema, refinadora e produtora de semi-manufaturados de cobre, avalia a possibilidade de se associar ou adquirir ações minoritárias de mineradoras do metal para atender às necessidades de concentrado de cobre, disse Edson Monteiro, presidente interino da companhia ao website BNAmericas.

– Quando começamos o projeto para adquirimos pequenas minas de cobre, nós avaliamos mais de 100 empresas e selecionamos quatro. Dessas quatro minas de cobre, três trabalham conosco e continuamos a considerar outras propostas – disse Monteiro.

A Paranapanema, antes de entrar no Programa Nacional de Desestatização, em 1994, era dona da Caraíba Mineração que possuía uma mina de cobre em Jaguarari (BA) e planta de refino em Dias D´Ávila (BA). Com a privatização, a mina foi separada do grupo e se transformou na Mineração Caraíba. A refinado virou a Caraíba Metais.

A Paranapanema utiliza concentrado de cobre das mineradoras locais, mas precisa comprar dois terços do seu abastecimento de países como Chile, Peru e Portugal.

A companhia tenta desenvolver tecnologias para o tratamento de lama anódica, um subproduto do processo de manufaturação do cobre, para obtenção de ouro e prata para comercialização.

Leia mais….

Fonte: Noticias de Mineração

Fique por dentro das novidades