Para não ser engolida por mina, cidade está sendo mudada de lugar
A cidade em questão é tão ligada à mina que tem o mesmo nome da jazida que a originou: Kiruna. E fica no interior da Suécia, bem ao norte do hemisfério norte, no Círculo Ártico. Em 2004, a Luossavaara-Kirunavaara AB (LKAB), que começou a explorar a jazida em 1900, avaliou que, para continuar em operação, tinha que retirar minério de ferro sob as casas e ruas da vila. Apresentou o plano, e os moradores não aceitaram.
Como a expansão era inevitável, chegou-se à conclusão que a alternativa mais viável era mudar a cidade de lugar. E é isso que estão fazendo aos poucos. As novas estruturas começaram a ser inauguradas em abril deste ano. O plano é que shopping centers, bairros inteiros, prédios públicos inclusive a prefeitura e até a estação de trem local troque totalmente de lugar até 2033.
Essa realocação inclui uma igreja centenária, inaugurada em 1912, que deve ser desmontada e remontada em outro lugar, tábua por tábua. O projeto da nova cidade foi elaborado por um escritório de arquitetura e urbanismo sueco em colaboração com noruegueses. Eles venceram um concurso internacional, realizado em 2011.
A nova cidade conta com estrutura de casas, prédios públicos e espaços de convivência ambientalmente sustentáveis e adequados ao clima local.
