Palestra aborda segunda fase do Projeto Mapa Metalogenético da Bahia

A Diretoria Técnica da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) promoveu, nesta terça-feira (29), mais um encontro do Ciclo de Palestras promovido pela empresa desde o ano passado. Desta vez o tema foi "Análise Metalogenética e Previsional de Províncias Minerais da Região Nordeste do Estado da Bahia".

Durante a palestra O coordenador do Projeto, o professor Aroldo Misi, fez uma síntese mostrando as bases conceituais dos modelos metalogenético e de exploração, além dos objetivos da pesquisa e metodologia desta fase, que concentra os estudos em duas áreas da região nordeste da Bahia. Misi discorreu também sobre os ambientes geológicos/metalogenéticos presentes na Área 2 que compreende as sub bacias de Una-Utinga e Campinas.

O professor Haroldo Sá falou sobre os ambientes geológicos/metalogenéticos da Área 1, onde estão concentrados depósitos minerais econômicos importantes, entre eles os de fosfato do Complexo Rio Salitre na região de Juazeiro.

Em seguida foi a vez do geofísico Florivaldo Sena. Ele apresentou a análise e interpretação dos dados geofísicos, aeromagnetométricos e gamaespectrométricos das duas áreas do Projeto.

A última apresentação foi do analista de sistemas Gláucio Rocha. Ele mostrou o progresso do banco de dados para modelagem metalogenética e as ferramentas para integração de dados.

Outras informações sobre o conteúdo da palestra estão disponíveis aqui.

O ciclo de palestras técnicas da CBPM tem novo encontro marcado para o dia 14/04/2016 a partir das 13h00 no auditório da empresa, que terá como palestrante o professor da Universidade de Brasília César Filho. O Tema será: "Depósitos de Ni-Cu-PGE sulfetado associados ao magmatismo máfico-ultramáfico: processos metalogenéticos e exemplos".

Fique por dentro das novidades