O fim do boom da mineração eleva o desemprego entre jovens australianos para 14%
A Austrália é a décima segunda maior economia do mundo com um PIB de US$1.5 trilhões.
Neste país o setor da mineração corresponde a 19%, perdendo apenas para o setor de serviços que corresponde a 69% do PIB.
A Austrália tem uma economia, quase toda voltada para a mineração, e qualquer problema que afete os investimentos na área mineral impacta diretamente o nível do emprego.
É o que está ocorrendo hoje, com a redução dos investimentos pelas mineradoras, o que faz com que o nível do desemprego entre jovens de 15 a 24 anos atinja 14,1%, o maior em 13 anos. O nível atual é similar ao do desemprego dos Estados Unidos, mas enquanto nos EUA o índice cai, na Austrália sobe.
Trata-se de um efeito colateral perverso da estratégia econômica utilizada pela Austrália: o país optou por ser um fornecedor de matéria prima sem valor agregado à China. Os bens minerais são os principais produtos de exportação. Na Austrália, o setor de manufaturados corresponde apenas 12% do PIB, o mesmo nível da agricultura.
Enquanto a estrutura econômica australiana permanecer com o foco nos produtos minerais sem valor agregado a situação pode até agravar. O nível de desemprego entre os jovens é um dos piores entre os países desenvolvidos, similar aos países com problemas econômicos como a Itália, Espanha e Portugal.
Fonte: Geólogos