Minério à vista pode continuar a subir no curto prazo
Os dados das exportações de minério de ferro dos maiores países produtores em março mostram que os embarques marítimos estão sendo desviados da China para siderúrgicas em recuperação na Europa e em outros lugares, disse o Macquarie Bank em comunicado.
A mudança do destino das exportações indica que os preços à vista (spot) do minério de ferro podem continuar a avançar no curto prazo, à medida que as siderúrgicas da China reduzam os seus estoques, acrescentou a instituição.
Segundo o Macquarie Bank, as exportações combinadas de minério de ferro do Brasil, Austrália e Índia, que juntas correspondem a cerca de 84% dos embarques marítimos, totalizaram 833 milhões de toneladas em março, em bases anualizadas – alta de 13,8% em comparação com março de 2009. No entanto, as exportações para a China recuaram 9,9% no ano, para 500 milhões de toneladas anualizadas. Excluindo os embarques para a China, as exportações subiram 94,2% no ano, para 314 milhões de toneladas anualizadas.
"Com a continuidade da recuperação no resto do mundo, a participação de mercado da China no comércio marítimo, que já foi dominante, mostra sinais de estar diminuindo. Portanto, uma vez que a produção chinesa não mostra sinais de abatimento, isto aumentará a pressão sobre a oferta local do minério, sustentando mais a dinâmica dos preços à vista (spot) no curto prazo", afirmou o banco no comunicado.
Os preços à vista (spot) do minério de ferro subiram 6% na semana encerrada no dia 9 de abril, para US$ 166,20 a tonelada, incluindo frete e seguro, de acordo com dados da corretora Freight Investor Services.
O Macquarie Bank afirmou que, embora a recuperação em curso na indústria mundial de aço e os efeitos sazonais relacionados às monções e a desaceleração nas exportações de minério de ferro da Índia provavelmente se combinem para impulsionar os preços spot do minério de ferro para cima no curto prazo, é duvidoso que estes níveis sejam sustentáveis.
"Nós reiteramos nossa visão de que, quando a dinâmica do crescimento do aço desacelera, apesar do alto nível de suporte dos preços (acima de US$ 120,00 a tonelada) das mineradoras (da China), os fundamentos do minério de ferro terão dificuldade para justificar os atuais preços spot", declarou o banco.
Fonte: Agência Estado