Mineração Será impulsionada com implantação de terminais no Porto Sul
O governo baiano anunciou em 04 de julho o lançamento do edital de criação da Sociedade de Propósitos Específicos (SPE) para administrar o terminal público do Porto Sul em Ilhéus no sul do estado. O terminal é um dos dois contemplados na Bahia entre os 50 projetos autorizados pelo governo federal.
O setor mineral comemora a conquista, uma vez que, a crescente demanda por infraestrutura para o escoamento da produção tem nos portos um dos principais meios de transporte de minérios no país. A expectativa de um futuro promissor para a mineração baiana é potencializada com a construção da Ferrovia Oeste-Leste com extensão de 1.526 km ligando Figueirópolis no Tocantins onde terá conexão com a Ferrovia Norte-Sul, passando por cidades como Caetité, Brumado, Luis Eduardo Magalhães e Barreiras, num total de 32 municípios até alcançar o novo porto em Ilhéus.
O outro terminal será construído pela Bahia Mineração (Bamin) para escoar a produção de ferro dos municípios de Pindaí e Caetité, no sudoeste baiano. A empresa projeta um investimento de R$ 2 bilhões para construção do terminal de uso privado que deve ficar pronto em cinco anos. A Bamin projeta exportar até 25 milhões de toneladas/ano de minério de ferro. Segundo o Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, a operação plena da empresa vai incrementar a produção mineral baiana em 50%.
Embora a participação do governo estadual seja minoritária o terminal de uso público vai atender todas as empresas que precisarem escoar a produção através do Porto Sul. Pelo acordo de criação da SPE o Estado poderá interferir na administração da empresa que será criada.
Com os projetos em andamento o Governo do Estado prevê alcançar a terceira posição na produção de minério de ferro acompanhando o crescimento da indústria siderúrgica. Os terminais devem acabar com os gargalos no escoamento da produção, mas o Secretário da Casa Civil, Rui Costa, alerta que apesar dos avanços nos últimos meses, a implantação do Porto Sul precisa avançar no cumprimento das condicionantes para o licenciamento ambiental.
Gerência de Publicações