Merrill Lynch: Vale aumenta vendas de minério para a China em abril
O ritmo de crescimento das exportações de minério de ferro a partir do Brasil em abril está 8,8% acima do mês anterior, segundo relatório divulgado hoje pelo Merrill Lynch.
“Isso reflete a estratégia da Vale de vender um volume maior no mercado à vista na China”, informou o banco.
Em sua visão, a empresa pode estar ganhando mercado em relação aos produtores chineses de custos altos e baixa qualidade e em relação aos exportadores indianos.
O banco reiterou sua preferência pela Vale em comparação com as siderúrgicas brasileiras porque os papéis das usinas estão precificando uma melhora expressiva da demanda no segundo trimestre e no segundo semestre.
A preferência também é motivada pelo risco de formação de um excesso de estoques em comparação com a baixa demanda no mercado doméstico de aço.
“Vemos pouco espaço para uma queda nos volumes de minério da Vale devido à maior demanda da China”, informou. O banco acredita que os preços do minério no mercado à vista devem estar perto do piso.
O Merrill Lynch previu ainda uma queda de 15% a 20% na demanda por aço no mercado brasileiro em 2009.
Para abril, a expectativa é de retração de 5% a 10% na demanda em comparação com o mês anterior.
No momento, os estoques da distribuição somam 950 mil toneladas, equivalente a 3,5 vezes o consumo.
“O processo de redução dos estoques deve levar até julho e agosto”, informou o banco, que atribuiu a informação a um distribuidor de aço.
Em fevereiro, o nível dos estoques era de 808 mil toneladas; em janeiro, 852 mil toneladas.
Fonte: Agência Estado