Lucro líquido da Ferbasa aumenta 89% em 2015

A Companhia de Ferroligas da Bahia (Ferbasa) teve um lucro líquido de R$ 173,7 milhões no ano passado, aumento de 89,4% na comparação com 2014, graças ao efeito cambial. As informações são do relatório do quarto trimestre de 2015, divulgado pela empresa.

Segundo a empresa, o aumento foi motivado em parte pelo crescimento de 12,7% nas exportações, principalmente do produto ferrocromo baixo carbono, após a adoção de um novo plano de produção, feito com base na assinatura do contrato de fornecimento de energia elétrica com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

As vendas de ferrossilício (FeSi) registraram redução de 35% no mercado interno, especialmente no segundo semestre, em função da desaceleração da produção industrial brasileira de aços.

A Ferbasa produziu 261.778 toneladas de ligas em 2015, queda de 8,3% na comparação com o mesmo período de 2014, quando foram produzidas 285.340 toneladas. O total produzido representa a utilização de 75,4% da capacidade instalada da empresa, abaixo dos 83% registrados no ano anterior.

Segundo o relatório trimestral da companhia, no quarto trimestre deste ano foram produzidas 56.728 toneladas, queda de 21,6% na comparação com as 72.388 do mesmo período de 2014.

As vendas de FeSi da empresa também caíram na comparação entre os anos de 2015 e 2014. No ano passado foram vendidas 205.077 toneladas e em 2014, 228.376 toneladas, queda de 10,2%. A diminuição das vendas “é reflexo da queda de demanda no mercado doméstico, principalmente do ferrossilício 75, que registrou redução de 35%”, segundo a empresa.

A receita líquida totalizou R$ 936,2 milhões em 2015, aumento de 13% em relação ao ano de 2014. Este aumento foi reflexo da valorização do dólar frente ao real, que compensou a redução de 10,2% no volume de vendas e a redução dos preços médios ponderados das ligas, em US dólar, de 10,6%.

Em 2015, o custo dos produtos vendidos (CPV) totalizou R$ 607,1 milhões, representando uma redução de 6,8% em relação ao ano de 2014, devido principalmente, à redução de 10,2% nas quantidades vendidas.

O Ebitda ajustado foi de R$ 250,3 milhões em 2015, representando 26,7% sobre a receita líquida. Em 2014, esse resultado foi de R$ 136,3 milhões com uma margem de 16,5%.

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