Litoteca da CBPM abriga mais de 19 mil amostras de projetos da empresa

Desde a inauguração, em dezembro de 2012, a LITOTECA da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) passa por um processo de constante mudança para manter atualizado o acervo de amostras à comunidade mineral.
São amostras de rocha, solo e sedimentos, que podem ser avaliados tanto pelos próprios técnicos da empresa quanto por profissionais de empresas privadas, instituições de pesquisa e estudantes. Atualmente existem 19.172 caixas com aproximadamente 5 metros de sondagem cada, totalizando 95.860 metros de furos apenas de amostras de rochas.

O volume de amostras aliado à diversidade de substâncias minerais encontradas no subsolo baiano torna o acervo da CBPM um dos mais importantes e diversificados do Brasil, organizado em pavilhões que totalizam mais de 1.800 m2.

Atualmente técnicos de duas gerências da empresa fazem análises em furos de sondagem de projetos considerados prioritários. Uma equipe da Gerência de Geologia Básica e Aplicada (GEBAP) faz uma redescrição nos testemunhos da Fazenda Coqueiro do Projeto Mundo Novo. O trabalho vai subsidiar a elaboração de relatórios para definir etapas subsequentes de pesquisa nas áreas. Outros quatro projetos passam pelo mesmo processo: Bacia do Rio Pardo, Irecê, Areia Branca e Valorização de Alvos Geofísicos.

Outras equipes da Gerência de Prospecção e Oportunidades Minerais (GEPRO) fazem medição de susceptibilidade, com analisador de raios-X, nos furos de sondagem de oito projetos, entre eles Caboclo dos Mangueiros, Rio Salitre e Machado Portela. A análise define o teor de cada substância encontrada nas amostras.

Tudo isso é fruto de 45 anos de trabalho e uma política de preservação de informações sobre tudo que foi e continua sendo pesquisado pela CBPM. A visão e o reconhecimento recorrente de gestões do Poder Executivo do Estado da Bahia foram decisivos para a manutenção de uma das poucas empresas estatais de pesquisa mineral.

Consultas ao acervo de amostras dos projetos da CBPM poder ser feitas por pesquisadores de outras instituições públicas e privadas. Para isso é necessário programar a visita e solicitar autorização da Diretoria Técnica (DTE) da empresa através do e-mail: cbpm.dt@cbpm.ba.gov.br. A LITOTECA da CBPM fica na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho (BA).

Fique por dentro das novidades