Largo produz 730 toneladas de vanádio em abril
Em comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira (5), a Largo disse que também bateu dois novos recordes diários de produção no mês passado. Em 23 de abril foram 32 toneladas de (V2O5) e no dia seguinte 33 toneladas. Os volumes correspondem a 121% e 125%, respectivamente, da capacidade de projeto da planta de Maracás Menchen, que é operada pela subsidiária Vanádio de Maracás.
"Esses novos marcos da produção destacam o sucesso contínuo da mina Maracás Menchen. Eu gostaria de aplaudir nossa equipe de operações nesses três novos recordes de produção, que demonstram o crescimento da eficiência operacional da planta", afirmou Mark Smith, presidente e CEO da Largo. O terceiro recorde que o executivo menciona é o semanal, de 18 a 25 de abril, quando 188 toneladas de (V2O5) foram produzidas, o que corresponde a 102% da capacidade de projeto.
A mineradora disse que os bons números do mês de abril vieram após dificuldades no primeiro trimestre deste ano. Em janeiro, a produção foi de 347 toneladas, volume bem inferior ao previsto pela empresa em função da baixa disponibilidade de britagem até a chegada de um sistema de britagem portátil no site. As fortes chuvas em Maracás (BA) no primeiro mês do ano também atrapalharam o desempenho.
A produção em fevereiro continuou fraca, segundo a Largo, devido aos estragos causados pelas chuvas de janeiro. A empresa teve que restabelecer estradas e acostamentos e precisou retirar água da cava da mina de Maracás Menchen para ter acesso ao minério de alto teor.
Em março a produção da Largo foi de 436 toneladas, volume maior em relação aos meses anteriores, mas ainda abaixo do esperado, segundo a empresa, devido a problemas de instrumentação e processo encontrados na seção de precipitação da planta química na primeira metade do mês. Na segunda metade de março, com os problemas resolvidos, a produção melhorou.
"Nós esperamos ver um crescimento contínuo nas taxas médias de produção e com o recente aumento nos preços do vanádio, a mina de Maracás Menchen estará muito bem e fortemente posicionada", disse Smith.