Lançamento na CBPM é marcado por homenagem a familiares do idealizador da publicação
A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG/BA-SE) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral promoveram uma sessão de apresentações, lançamento e autógrafos do livro Geossítios: Cenários da Geodiversidade da Bahia, realizada na quarta-feira (25), no auditório da empresa. A obra, idealizada pelo geólogo Augusto Pedreira (in memoriam), é a de nº 17 da Série Publicações Especiais, disponível para download no site da CBPM (clique aqui).
A programação foi iniciada com a apresentação do livro por um dos coautores, Ricardo Galeno, que destacou a importância do trabalho iniciado por Gugu, como era chamado carinhosamente Augusto Pedreira, e finalizado por ele o geólogo da CBPM, Dante Giudice. Ricardo explicou que a publicação aborda 27 geossítios do Estado em diferentes regiões, retratando a geodiversidade do território baiano.
Do total, cinco trabalhos foram escolhidos para a apresentação com os seguintes temas: Geomorfológicos – Lagoa Azul (São Desidério); Sedimentares – Teepes da Fazenda Catavento do Achado (Irecê); Mineralógicos e Petrológicos – Almofadas (pillow lavas) de Maria Preta (Santa Luz); Tectônicos Falha de Santo Onofre na Mina Escurial (Ibotirama); e História da Mineração Vila do Ventura (Morro do Chapéu).
Após as apresentações foi realizada uma homenagem a Augusto Pedreira, quando o Diretor Técnico da CBPM, Rafael Avena Neto, destacou a dedicação de Gugu na formação desse acervo, que agora é eternizado com a Publicação Especial editada pela CBPM. Em seguida, prestou uma homenagem ao entregar uma estatueta de um garimpeiro à viúva Neuza Pedreira, presente com a família no evento.
No final foi servido um coquetel oferecido pela SBG. Além de empregados da CBPM, compareceram também vários profissionais do setor mineral e estudantes, que receberam a publicação gratuitamente autografada pelos coautores Ricardo Galeno e Dante Giudice.