Jazida arrendada pela CBPM será ampliada ainda este ano

23/03/2015 – 11h35

                       Planta da Galvani em Irecê

A Galvani vai ampliar a produção na mina arrendada da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) na região de Irecê, no centro-norte baiano. O projeto prevê a expansão em duas etapas com o início da primeira fase já em julho deste ano. A estimativa é ampliar a produção de rocha fosfática de 100 mil para 200 mil t/ano a partir do aproveitamento do minério primário.

Em agosto de 2014 a Yara Fertilizantes, pertencente a um grupo norueguês, adquiriu 60% de participação na Galvani por US$ 318 milhões. A intenção é ampliar a oferta de nutrientes para a agricultura no Brasil, que cresceu 97% entre 2000 e 2014, segundo dados apresentados por Carlos Heredia, executivo da Yara, durante o Fertilizer Latino Americano 2015, realizado em São Paulo em janeiro deste ano.

Uma extensa reportagem da revista Brasil Mineral de janeiro-fevereiro/2015 aborda a crescente dependência do país de fertilizantes produzidos no exterior. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) apontam que o País gastou, em 2014 com importações de fertilizantes cerca de US$ 8,355 bilhões.

Na Bahia, a Galvani/Yara também extrai o fosfato em uma unidade de mineração no povoado de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes, na divisa com o Piauí.

Elaboração: Amarildo Barbosa (Semae/Gerid)

Fique por dentro das novidades