Inova Mineral abre nova etapa na segunda-feira (15)
De acordo com o cronograma do Inova Mineral, o primeiro prazo para subsmissão de Planos de Negócios aconteceu de 1º de setembro a 1º de novembro de 2016. No dia 13 de abril deste ano, houve o resultado preliminar da primeira seleção dos Planos de Negócios e indicação dos Planos de Suporte Conjunto, e, no dia 23 do mesmo mês, foi o prazo final para interposição de recursos ao resultado preliminar da primeira seleção.
O resultado final da primeira seleção de Planos de Negócios e Indicação dos Planos de Suporte Conjunto será dado no dia 26 de maio. Após a segunda etapa para submissão de Planos de Negócios, que acontece a partir de segunda-feira (15) até 14 de julho, será divulgado o resultado preliminar da segunda seleção de Planos de Negócios e Indicação dos Planos de Suporte Conjunto no dia 23 de outubro e o prazo final para interposição de recursos ao resultado preliminar da segunda seleção ocorrerá no dia 6 de novembro deste ano. O resultado final da segunda Seleção dos Planos de Negócios e Indicação dos Planos de Suporte Conjunto será no dia 4 de dezembro, segundo o cronograma do Inova Mineral, disponibilizado neste link.
O edital de seleção pública para o Plano de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação do Setor de Mineração e Transformação Mineral (Inova Mineral) é uma iniciativa conjunta da Finep e do BNDES de fomento e seleção de planos de negócio que contemplem o desenvolvimento tecnológico, produção e comercialização de produtos, processos e/ou serviços inovadores e mais sustentáveis, visando ao desenvolvimento de empresas e tecnologias brasileiras nas cadeias produtivas da indústria de mineração e transformação mineral.
O programa apoiará o setor, selecionando planos inseridos nas seguintes linhas temáticas, definidas de acordo com oportunidades identificadas junto a empresas, Instituições Científicas Tecnológicas (ICTs) e demais agentes do setor: Pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e produtos com foco em minerais estratégicos "Portadores de Futuro": cobalto, grafita, lítio, metais do grupo da platina, molibdênio, nióbio, silício (grau solar), tálio, tântalo, terras-raras, titânio e vanádio; Minerais estratégicos com elevado déficit comercial: fosfato e potássio; Pesquisa, desenvolvimento, aprimoramento e escalonamento de tecnologias de mineração;Tecnologias e processos para redução e mitigação de riscos e impactos ambientais; Desenvolvimento e produção pioneira de máquinas, equipamentos, softwares e sistemas para a mineração e transformação mineral.
Poderão participar do processo de seleção empresas brasileiras, além de Instituições Científicas Tecnológicas (ICTs) interessadas na formalização de parcerias em projetos de empresas proponentes de planos de negócio. Com informações da Finep.