INB começa mais uma etapa da implantação da mina do Engenho

Local da Mina Engenho

As Indústrias Nucleares de Brasil (INB) assinou dois contratos para a realização dos serviços de infraestrutura necessários à abertura da nova mina do Engenho, em Caetité (BA). Esta mina tem capacidade para produzir 3.500 toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos. Os serviços a serem realizados incluem a supressão da vegetação, a construção do sistema de drenagem de águas pluviais, das estradas de acesso à mina, do canteiro de obras, do ponto de controle de acesso para as áreas controladas, da distribuição de energia e o decapeamento da área da mina.
Os trabalhos terão duração de um ano em mais uma etapa para a implantação da mina do Engenho e a consequente retomada da mineração e produção do concentrado de urânio na unidade da INB em Caetité. Desde o início das operações, no ano 2000, vinha sendo explorada a mina Cachoeira, cuja capacidade de extração a céu aberto se exauriu.

Além da abertura da mina do Engenho, a INB também está trabalhando no processo de licenciamento da lavra subterrânea da mina Cachoeira e na ampliação da capacidade de produção da planta industrial de 400 para 800 t/ano de concentrado de urânio.

"A retomada da produção de urânio em Caetité é nossa prioridade e por isso estamos tomando uma série de providências para que sejam reiniciadas as atividades de mineração e beneficiamento do urânio, do qual tanto precisamos para cumprir nossa missão de garantir o fornecimento do combustível nuclear para a geração de energia elétrica nas usinas nucleares", afirmou João Carlos Tupinambá, presidente da INB.

Fique por dentro das novidades