Garimpeiros decidem criar cooperativa no Sudoeste baiano

Garimpeiros reunidos em Vitória da Conquista, na última sexta-feira (12/07), no I Encontro de Garimpeiros e Pequenos Mineradores de Vitória da Conquista e do Médio Sudoeste da Bahia, promovido pela UESB, IFBA, Associação dos Garimpeiros da Bahia e Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, decidiram pela montagem de um grupo de trabalho para criar uma cooperativa regional de garimpeiros e artesãos. Deliberaram também pelo fortalecimento do Instituto Coopera, que reúne todas as cooperativas de base mineral do Estado, bem como a busca por parcerias para a realização de uma feira local de pedras preciosas e de artesanato mineral.

 

– O Governo da Bahia está atento para a regularização da atividade garimpeira na região, bem como o beneficiamento dos bens minerais. O Governo promoveu a redução de impostos e tem oferecido capacitação em blaster e joalheria – explicou o geólogo André Bolinches.


O evento contou, ainda, com a participação de Izaldir Sganzerla, presidente da Cooperativa de Garimpeiros de Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, que narrou a história de sucesso do grupamento mineiro que se legalizou, criou a cooperativa e um Arranjo Produtivo Mineral de Gemas e Jóias e, hoje, exporta seus produtos para o mundo todo.


Fonte: SICM

Fique por dentro das novidades