Fortescue projeta mercado forte para minério de ferro em 2010
O executivo-chefe da mineradora australiana Fortescue Metals Group, Andrew Forrest, prevê um mercado de minério de ferro forte em 2010. “Acredito que caminhamos para um mercado forte”, disse ele.
O executivo recusou-se, no entanto, a comentar as previsões de analistas, de aumento de 10% a 20% do preço contratual do minério de ferro no ano que vem.
Forrest acrescentou que “a porta continua aberta” para que a China ajude a financiar os projetos de expansão da Fortescue, embora o plano recente do grupo de tomar até US$ 6 bilhões emprestados de bancos chineses tenha fracassado.
Mais cedo, a empresa informou que espera vender até 10 milhões de toneladas de minério de ferro por ano para o Japão e a Coreia do Sul, ampliando os destinos de suas vendas para além da China.
De acordo com seu diretor executivo Graeme Rowley, a companhia pretende iniciar negociações com siderúrgicas japonesas e sul-coreanas “no ano que vem”.
Eles já testaram nosso minério e estão satisfeitos com a qualidade, portanto, quando renovarem seus contratos, esperamos receber alguns”, disse Rowley à agência Dow Jones Newswires.
Rowley prevê que os contratos sejam de “pelo menos cinco milhões de toneladas para a Coreia e talvez cinco milhões de toneladas para o Japão”. “A importância disso, do nosso ponto de vista, é a ampliação de nossa base de clientes”, disse ele.
Fonte: Agência Estado