Férias forçadas para 350 empregados da Mirabela Mineração

A Mirabela Nickel, dona da Mirabela Mineração, disse nesta terça-feira (15/04) que dará férias coletivas a 350 empregados da empresa para poder se reestruturar e rever seus processos. De acordo com e-mail enviado ao NMB, por uma fonte que preferiu não se identificar, a iniciativa é devido “ao cancelamento dos investimentos de banqueiros na empresa”. Os empregados sairão de férias coletivas no dia 30 de abril e só voltarão no dia 19 de maio.

De acordo com a Mirabela, a decisão foi provocada pela incerteza do obtenção de financiamentos adicionais para manter as operações da mina de níquel Santa Rita, na Bahia, e visa preservar as reservas de caixa da mineradora.

Segundo a fonte que não quis se revelar, as áreas que entrarão em férias forçadas serão a Diretoria, Apoio Administrativo, DHO, Exploração, Processos, Manutenção e Operação de Mina, Sustentabilidade e Suprimentos.

No dia 25 de fevereiro, a empresa recebeu uma proposta de recapitalização do grupo Ad-Hoc, formado por detentores de 8,75% de notas seniores, não asseguradas, no valor de US$ 395 milhões. Segundo a empresa, desde então, novas propostas foram recebidas e a mineradora permanece em negociação com o grupo para garantir a continuidade do funcionamento de suas operações no Brasil.

A Mirabela afirmou que está em negociações, também, com seus fornecedores em busca da redução dos custos de suas operações.

Segundo o comunicado as férias coletivas podem ser canceladas a qualquer momento, caso o grupo Ad-Hoc se comprometa a fornecer apoio financeiro. Enquanto não houver confirmação de novos financiamentos, a Mirabela segue em busca de novas propostas de recapitalização.

A Mirabela demitiu cerca de 500 empregados e terceirizados em dezembro de 2013 e em janeiro deste ano. A empresa deixou de remunerar credores, em especial os titulares de notas promissórias, com quem fez acordos para postergar o pagamento, sem ser acionada na justiça.

O único ativo da Mirabela é a mina de níquel Santa Rita, em Itagibá (BA).

Fonte: Notícias de Mineração

Fique por dentro das novidades