Falta de investimento em pesquisa mineral ameaça mercado futuro

A falta de investimentos em novos projetos de mineração pode prejudicar o mercado futuro do setor. Caso o mercado mude, as empresas vão ter que correr para encontrar novas jazidas e conseguir alimentar a demanda mundial por minério, acreditam os analistas. Na Vale, o gasto anunciado com pesquisa exploratória caiu de US$ 918 milhões, em 2012, para US$ 382 milhões, em 2013.

O baixo preço das commodities está fazendo com que as mineradoras diminuam seus investimentos em exploração, fazendo com que elas concentrem seus orçamentos em grandes projetos que ofereçam lucros massivos e de longo prazo. De acordo com uma pesquisa da SNL Metals Economics Group, que estuda o setor de mineração, o orçamento de exploração de mineradoras de metais não-ferrosos deve cair até 35% este ano, se comparado a 2012.

Mas, como o mercado muda, essa diminuição dos investimentos para projetos futuros pode causar a desaceleração ou a estagnação do crescimento do setor mineral nos próximos anos. Com uma mudança no cenário mundial é provável que haja uma nova corrida para encontrar jazidas e iniciar operações.


Para as mineradoras, isso será um grande desafio, pois elas terão que correr contra o tempo para recuperarem sua produção e alimentarem o mercado.

Para o diretor de metais e mineração da SNL, Jason Goulden, a falta de investimentos em novos projetos está ameaçando o futuro crescimento da produção. – É preciso aprontar a próxima rodada de grandes minas de baixo custo e se não houver investimentos contínuos a oferta fica apertada – disse o executivo.


Leia mais…

Fonte: Notícias de Mineração

 

Fique por dentro das novidades