Exposição mostra parte da coleção particular do geólogo Augusto Pedreira

07/08/2014 – 15h35
Está disponível para visitação no Setor de Documentação da CBPM (Sedot) parte da coleção dos livros pessoais do geólogo Augusto Pedreira. Após a morte do ex-Gerente de Publicações da Empresa em 2012, a esposa dele, Sra. Neuza Pedreira, procurou as bibliotecas da CBPM e CPRM – Serviço Geológico do Brasil para doação do material, que prontamente foi aceito.
 
O acervo de 54 livros, além de várias publicações da área de geociências, reúne também livros sobre histórias da Bahia escritos por autores que já faziam observações sobre a geologia, antes mesmo da difusão da ciência por aqui, inclusive na época do Brasil Imperial. Um dos destaques é Hartt: expedições pelo Brasil Imperial escrito por Marcos Vinícius Freitas. Os geólogos tem um olhar especial para essas publicações por terem sido, provavelmente, os primeiros registros sobre a geologia do Estado.
 
Após o recebimento da coleção bibliotecários das duas empresas separaram os livros pertinentes aos interesses de cada uma. Em seguida, Gecirley Alves e a equipe da biblioteca, catalogaram o material no acervo da CBPM, classificando por assunto. Para facilitar a busca, durante o cadastramento foram feitas observações para identificar as publicações da coleção particular do ex-geólogo da Empresa, além de ter sido confeccionado um carimbo especial.
 
A coleção doada pela família de Augusto Pedreira deve ficar em exposição até o final de agosto. Quando a coleção for liberada para empréstimo, apenas para o público interno, as reservas serão atendidas por ordem de solicitação, que podem ser feitas por e-mail ou na própria biblioteca no 2º subsolo. Os usuários já cadastrados podem solicitar, fazer reservas ou indicar publicações ao Sedot através do Catálogo de Biblioteca da CBPM disponível na internet e intranet. O público externo pode fazer pesquisa presencialmente.
 
Galeria de fotos:
 
 
 

Fique por dentro das novidades