Exportações de minério pela Índia devem cair a 100 mi/T no ano fiscal

As exportações de minério de ferro pela Índia deverão somar cerca de 100 milhões de toneladas no ano fiscal que termina em 31 de março, prevê o presidente da Federação da Indústria de Mineração Indiana, Rahul Baldota.

No ano fiscal terminado em 31 de março de 2008, a Índia exportou 104 milhões de toneladas de minério de ferro. O país perde apenas para o Brasil e para a Austrália no ranking dos maiores fornecedores mundiais da commodity."Houve uma diminuição da demanda em fevereiro, que deverá continuar em março", disse Baldota.

As exportações de minério para a China, o principal mercado indiano, começaram a recuar em maio do ano passado, por causa dos elevados estoques dos chineses, mas voltaram a subir em dezembro e janeiro, segundo Baldota.

A demanda na China arrefeceu assim que projetos de construção e infraestrutura foram concluídos para os Jogos Olímpicos. O fechamento de pequenas usinas siderúrgicas em torno de Pequim para diminuir a poluição também atingiu a demanda por minério indiano.

Mas, após o governo indiano cortar impostos sobre a exportação de minério de ferro em dezembro e a Indian Railways oferecer descontos para o envio da commodity aos portos a partir de novembro, a demanda aumentou.

As exportações cresceram 38,4% em dezembro ante igual mês de 2007 e 21,5% em janeiro frente janeiro de 2008. Essa recuperação coincidiu com um aumento da produção de aço chinesa, de 7% em dezembro e de 10% em janeiro.

Em fevereiro, no entanto, as exportações de minério indianas voltaram a recuar, provocando uma queda dos preços à vista da commodity, segundo Baldota. O minério da Índia é oferecido hoje por cerca de US$ 65 a tonelada, mais de 50% abaixo do pico de cerca de US$ 145/tonelada atingido no início de 2008.

Fonte: Agência Estado

Fique por dentro das novidades