Expectativa para este ano é manter ou reduzir produção mineral

O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura, afirmou hoje que a expectativa é que a produção mineral seja mantida ou até mesmo caia em 2013. Segundo dados do instituto em 2011 a produção foi de US$ 53 bilhões (em faturamento) e, em 2012, de US$ 51 bilhões. "A gente não espera crescimento", afirmou.

Durante o lançamento de um informativo sobre produção mineral elaborado pelo instituto, Coura afirmou que o Brasil tem perdido participação no mercado mundial, principalmente para a Austrália e que não há uma expectativa de melhora para esse cenário no curto prazo. O presidente do Ibram reclamou da burocracia brasileira e da suspensão de outorgas.

As autorizações para exploração de minas estão suspensas até a elaboração do novo marco regulatório da mineração. Sobre o código da mineração, Coura afirmou que espera apenas que o novo marco respeite contratos e aumente a atratividade da atividade no Brasil . "O mundo precisa de minérios, de fertilizantes. Se não vier do Brasil virá de outro lugar, como está vindo da Austrália", afirmou. Lais Lis.

 

Fonte: Agência CMA

Fique por dentro das novidades