Europa: bolsas avançam por bancos e mineradoras
O principal índice do mercado acionário europeu exibia alta nesta segunda-feira, após notícias de que o setor de serviços da zona do euro retornou ao crescimento.
Papéis dos segmentos bancário e de mineração registravam ganhos após comentários positivos de corretoras sobre determinadas ações ou setores.
O setor de serviços da zona do euro expandiu-se pela primeira vez em 16 meses em setembro, embora as demissões tenham aumentado no mês. Às 8h57 (de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 exibia alta de 0,45%, a 967 pontos.
Na sexta-feira, o indicador recuou 1,9%, atingindo o menor patamar de fechamento em 4 semanas, após as demissões nos Estados Unidos em setembro superarem as expectativas.
Ainda assim, o FSTEurofirst 300 acumula alta de quase 50% frente à mínima histórica observada em 9 de março.
"O tom do mercado tem sido dominado pelo relatório de emprego (dos EUA)", disse o estrategista de investimentos da NCB Stockbrokers, Bernard McAlinden. "Mas a melhora no mercado de trabalho ainda está apoiada na tendência. O mercado estava muito comprado, e teve uma dieta de surpresas positivas."
Entre as mineradoras, Anglo American, Antofagasta, BHP Billiton, Lonmin, Rio Tinto, Vedanta e Xstrata subiam de 1% a 2,6%, conforme os preços do cobre e de outros metais aumentaram.
As ações da Eurasian Natural Resources Corp avançavam 3,5% após a Nomura apresentar uma recomendação de "compra" para os papéis.
O RBS, enquanto isso, melhorou as classificações da Antofagasta, BHP Billiton, Rio Tinto e Vedanta Resources para "compra", e também elevou o preço-alvo de várias ações no setor.
O segmento bancário, em sua maioria, tinha oscilação positiva. Royal Bank of Scotland e UniCredit ganhavam de 4% e 1%, respectivamente.
O banco espanhol Banco Santander tinha alta de 2%, após o JPMorgan ter elevado o preço-alvo das ações para 12,4 euros, mantendo a recomendação de "acima da média do mercado".
A Telefónica também se beneficiou de uma alta no preço-alvo de suas ações pelo Deutsche Bank. Os papéis da operadora espanhola subiam quase 3%.
Fonte: Reuters News