Em Ouro Preto, geólogos e engenheiro apresentam trabalhos da CBPM no SimeXmin

A 11ª edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (SimeXmin), que acontece em Ouro Preto (MG), termina nesta quarta-feira (22). Foram quatro dias de amplos debates e trocas de informações acerca da mineração no país. A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) garantiu participação no evento, assim como nos anos anteriores, representada pelo diretor técnico Manoel Barreto, os geólogos Esdras Varjão e Josemar Oliveira e o engenheiro de minas Reginaldo do Amaral.

Com auditório lotado, na segunda-feira (20), Esdras apresentou a Província Metalogenética do Norte da Bahia. De acordo com Manoel Barretto, as informações renderam um interessante debate acerca do tema. “Tivemos uma apresentação excelente. Podemos dizer que cumprimos o nosso objetivo”, pontuou o diretor Técnico da CBPM. Em painel, no terceiro dia, Josemar também abordou sobre a Província Metalogenética, abrangendo a aplicação dos métodos geofísicos magnéticos e eletromagnéticos na descoberta de depósitos de Níquel-Cobre-Cobalto.

Outro painel da CBPM no evento foi o de Reginaldo, que tratou sobre a caracterização tecnológica do minério de grafita, referente ao prospecto “Grafita de Ipirá – Alvo Fazenda Morrinhos”. O trabalho complementa a pesquisa mineral realizada, onde a integração dos dados de mapeamento geológico, geofísica, sondagem diamantada e trincheira possibilitou o modelamento de um depósito mineral.

Fique por dentro das novidades