DTE empossa gestores e anuncia rumos para 2015 na CBPM

25/02/2015 – 10h20

A Diretoria Técnica (DTE) fez este mês reuniões de posse dos novos gestores (Assessoria Técnica, Gerentes e Assessores), oportunidade em que aproveitou para delinear como serão os trabalhos em 2015, em função das diretrizes apontadas pelo governador Rui Costa. Os ajustes orçamentários anunciados para este ano será o grande desafio, principalmente para a execução das atividades de campo, bem como a nova filosofia de trabalho, calcada no estudo dos ambientes geológicos, embora sem abandonar as pesquisas nas áreas da CBPM.

O diretor, Rafael Avena, destacou que teremos que ter muita criatividade para superar as dificuldades. “O governo reduziu drasticamente o orçamento para investir na pesquisa. Por isso, temos que buscar outras possibilidades para tocar os projetos. A atração de investimentos da iniciativa privada em projetos da CBPM é uma das alternativas a ser perseguidas enfaticamente”, afirmou Avena.

O Diretor Técnico falou também da necessidade de intensificar as atividades de treinamento. “Vamos designar um Assessor Técnico, profissional altamente gabaritado para essa função, para coordenar esse trabalho. Sabemos que o valor alocado para esta finalidade é muito limitado, mas vamos encontrar uma solução para intensificar o treinamento dos nossos técnicos”.

Outro assunto que pautou as reuniões foi a reformulação das gerências técnicas. Com as mudanças, a Gerência de Publicações (Gepub) passa a ser Gerência de Informação e Divulgação (Gerid). O gerente atual, geólogo Adalberto Ribeiro, passou a gerir a Gemam, que agora significa Gerência de Empreendimentos Minerais e Gestão Ambiental. A GERID terá em breve um novo gerente igualmente capacitado.

Outra unidade que teve alteração foi a Gepro. Apesar da mesma sigla, passa a ser chamada de Gerência de Prospecção e Oportunidades Minerais, que será comandada pelo geólogo Israel Nonato, com larga passagem pela CBPM e pela Vanádio de Maracás.

A GEBAP será comandada pelo Geólogo Ernesto Alves, com a finalidade de aumentar o conhecimento geológico do Estado e de executar os Projetos Especiais, enquanto que a GEPRO se dedicará exclusivamente às pesquisas nas áreas da CBPM.

Finalmente a GEFOM, que passou a ser denominada de Gerência de Fomento de Base Mineral continuará sob a chefia de Alderico Sena.

A DTE acredita que os gestores, ora mencionados, vai permitir à empresa a assimilação de formatos que são rotineiros em outras culturas empresariais de sucesso na exploração e negociação de ativos minerais.

Setor de Marketing e Eventos (Semae)

Fique por dentro das novidades