Diretor da CBPM é homenageado pela Sociedade Brasileira de Geologia
De acordo com as representantes da SBG na Bahia, Marilda Miedema e Simone Cruz, a entrega da honraria se deu pela contribuição de Avena em prol do desenvolvimento do setor mineral brasileiro e das ciências geológicas por meio de ações políticas, sociais e administrativas. Em sua fala, o Diretor da CBPM agradeceu a homenagem e destacou a competência e o empenho do corpo técnico da SGB, fundamentais para o êxito das ações e projetos desenvolvidos em parceria com a CBPM.
Rafael Avena é formado em geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, e tem mestrado em Geologia Econômica. Foi professor de engenharia de minas na Universidade Católica de Salvador. Na carreira profissional passou pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Estado da Bahia; Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e pela Secretaria de Geologia e Mineração. Compondo o quadro de geólogos da CBPM, foi nomeado Diretor Técnico pela primeira vez de 1987 a 1990. Em 2007 retornou à posição.
O evento contou ainda com palestra do geólogo Antônio Dourado com o tema Geoparques brasileiros: uma proposta de geoconservação e desenvolvimento sustentável. Dourado é um dos principais entusiastas do assunto no Brasil e discorreu sobre o estágio e as ações de propostas para implantação de geoparques na Bahia. Em seguida, uma mesa redonda discutiu o mercado de trabalho para o geólogo na área de petróleo; as novas oportunidades para a profissão sob a perspectiva do empreendedorismo moderno, e a realidade do profissional no mercado de trabalho sob o ponto de vista ético e de qualificação técnica.