Debates e homenagem marcam abertura da Exposibram-2017

Durante a abertura da Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), realizada nesta terça-feira (18) no Expominas, em Belo Horizonte (MG), executivos das principais mineradoras que atuam no Brasil externaram preocupação com a elevação dos custos do setor mineral e o clima de insegurança jurídica após a edição de Medidas Provisórias enviadas pelo Executivo ao Congresso Nacional.

A discussão foi a tônica do talk-show “Cenário político e econômico, atração de capitais no Brasil e no mundo” na abertura do 17º Congresso Brasileiro de Mineração, que ocorre simultaneamente com a Exposibram. Segundo os executivos, a MP 789/2017, que eleva as alíquotas de cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), podem paralisar grandes empreendimentos. Além disso, as medidas não alteram o moroso licenciamento ambiental, um dos principais entraves ao desenvolvimento do setor.

A abertura da Exposibram também foi marcada pela homenagem ao ex-ministro de Minas e Energia Antônio dias Leite Júnior, engenheiro, economista, político e ex-presidente da Vale do Rio Doce, falecido em abril deste ano aos 97 anos. Dias fez história as negociações para concretizar o projeto binacional da usina hidrelétrica de Itaipu, nos anos 1970.

Após a abertura, representantes de grandes empresas e órgãos públicos visitaram o estande da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Clóvis Torres (Vale), Walter Alvarenga (Ibram), Reinaldo Sampaio (SDE-BA) e Eduardo Leão (SDE-PA) foram alguns dos executivos que foram conhecer as oportunidades de negócios que a CBPM está apresentando no evento.

Nos quatro dias da exposição quem for ao local terá acesso ao material preparado especialmente para a Exposibram. São projetos prontos para serem repassados a investidores para ampliação da pesquisa e posterior implantação de empreendimentos minerários, especificamente os prospectos Jurema Leste (ouro) e Caboclo dos Mangueiros (níquel, cobre e cobalto).

Os visitantes também terão várias informações sobre os grandes projetos em execução e iniciados pela CBPM, a exemplo do vanádio de Maracás, ouro de Santa Luz e o níquel de Itagibá.
Também estão sendo lançadas na Exposibram novas publicações técnicas, resultado dos trabalhos executados em áreas pesquisadas pela CBPM.

Fique por dentro das novidades