Comitiva Institucional do Governo da Bahia participa de reunião com o bispo de Juazeiro

Uma equipe da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) esteve em Juazeiro-BA, entre os dias 19 e 22 de outubro, com o objetivo de cumprir uma missão atribuída pelo governador Jerônimo Rodrigues. Uma Comitiva Institucional do Governo da Bahia ouviu a população, durante uma reunião que contou com a participação do bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto.
As necessidades locais, que envolvem a atividade da mineração, estiveram em pauta e foram apontadas soluções para os problemas sinalizados pela comunidade regional, buscando respeitar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e as práticas ESG (Environmental, Social and Governance), para continuar levando riqueza para o povo baiano, com segurança ambiental. Estiveram representando a CBPM, em Juazeiro: a gerente de Responsabilidade Social, Nairobi Aguiar e o assessor de Responsabilidade Social, Ednaldo Moreira.
A Comitiva do governo estadual foi composta por representantes da CBPM e das secretarias de Relações Institucionais (Serin); de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); de Ação Social e Desenvolvimento Social (Seades); e de Promoção e Igualdade Racial (Sepromi). A reunião contou ainda com a presença do bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto, e de agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Conselho Pastoral dos Pescadores; integrantes do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop); do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa); do Sindicato de Trabalhadores/as Rurais de Remanso; assim como de integrantes de organizações de fundo pastoral e docentes de universidades. Oficiais do Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também estiveram presentes, assim como trabalhadores rurais dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Pilão Arcado, Juazeiro, Remanso e Sento Sé – no norte da Bahia.
Uma primeira reunião aconteceu em Juazeiro, no último dia 25 de setembro, e envolveu o bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto, o presidente da CBPM, Henrique Carballal, o diretor administrativo e financeiro da CBPM, Inácio Mattos, o assessor administrativo e financeiro da CBPM, Tiago Vasconcelos e o ex-prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim.