Colomi Iron avalia viabilidade econômica de projeto da CBPM
14/10/2013 – 13h30
O gerente geral da Colomi Iron Mineração, Paulo Oliva, visitou a litoteca da CBPM, no início de setembro, para analisar os testemunhos de sondagem do depósito de minério de ferro de Campo Largo, na região centro-norte do Estado, com o intuito de implantar um projeto para extração desse bem mineral no município de Sento Sé, a 500 km de Salvador.
Garimpeiros da região descobriram a existência do minério de ferro no local no início dos anos 1970. Entre 1983 e 1986, a CBPM requereu várias áreas na região e desenvolveu trabalhos de pesquisa, que culminou com a avaliação qualitativa e quantitativa das reservas de Campo Largo. Foram identificadas 28 áreas-alvo com potencial para conter reservas adicionais de minério de ferro laterítico.
Os técnicos da Colomi Iron decidiram verificar os testemunhos de sondagem, depois de já terem analisado os dados técnicos, tendo, inclusive, visitado o deposito como parte da avaliação de viabilidade do projeto. A Colomi Iron Mineração tem um projeto para minério de ferro na região de Remanso, com três alvos em estágio avançado de exploração, denominados de Tombador, Colomi Norte e Colomi Sul. Estes alvos estão a aproximadamente 100 km ao norte do deposito de Campo Largo.
Durante a inspeção dos testemunhos de sondagem os geólogos da Colomi Iron usaram um analisador portátil para medição do teor de ferro para, a partir daí, confrontarem os dados dos perfis e seções geológicas contidos no relatório técnico da CBPM com os dados coletados das amostras de testemunho de sondagem.
Gerência de Publicações (CBPM)