Colaborador da CBPM discursa em aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz

14/04/2015 – 17h15

O estudante de ciência e tecnologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), George Cardoso, foi convidado para representar um grupo de beneficiários do Programa Jovem Aprendiz entre 2012 e 2014, durante a aula inaugural dos jovens admitidos para o período 2015/2017. Realizada no auditório da Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo, nesta segunda-feira (13), a cerimônia contou com as presenças do governador, Rui Costa, da primeira dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto e do diretor administrativo-financeiro da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Vinícius Neves Almeida.

George foi um dos participantes do Programa realizado em parceria entre a CBPM e as Voluntárias Sociais e hoje é estagiário de graduação da área de TI da empresa. Durante o discurso revelou que o Jovem Aprendiz mudou a vida dele. “É sem dúvida uma experiência enriquecedora. Temos uma grande responsabilidade em trabalhar para grandes empresas como a CBPM, sem contar as relações pessoais, que é importante para nos ajudar a crescer”, afirmou.

Coordenado na CBPM pelo Setor de Desenvolvimento de Pessoal (Sedep), o convênio beneficia estudantes de baixa renda desde 2008. Além de George, Jefferson Fernandes, Rodrigo Santana, Jeferson Eliel e Alan Matos também fizeram parte da turma de 2012 e foram aproveitados como estagiários por terem iniciado uma graduação. Eles passaram por uma seleção disputada por mais de 20 mil estudantes para se tornarem Jovens Aprendizes na empresa.

A assistente social, Lorena Barbosa, explica que o Jovem Aprendiz passa por uma fase de adaptação. “Nove estudantes já foram selecionados e participam dos cursos de capacitação. Em seguida serão entrevistados para identificar as aptidões de cada um e direcioná-los para as áreas de interesse. Só em julho serão alocados nos setores da empresa. Essa triagem foi determinante para George escolher o curso de ciência e tecnologia” concluiu Lorena.

O diretor administrativo-financeiro da CBPM, Vinícius Neves, também acompanhou a aula inaugural. Para ele o convite de um Jovem Aprendiz capacitado pela empresa para discursar, mostra a sintonia com a política do governo de incentivo ao desenvolvimento educacional e profissional desses jovens. “Nos enche de orgulho saber que não só George, mas outros jovens souberam aproveitar a oportunidade do primeiro emprego e além de ingressarem numa faculdade continuam contribuindo e ampliando a experiência profissional na CBPM”, concluiu o diretor.

Elaboração: Amarildo Barbosa (Semae/Gerid)

Fique por dentro das novidades