Clariant adquire 50% restantes da Companhia Brasileira de Bentonita
O grupo suíço Clariant assinou um acordo com a Geosol, especializada em serviços de exploração mineral, para adquirir os 50% restante da Companhia Brasileira de Bentonita (CBB). A Clariant já detinha metade das ações da CBB, que opera uma mina de bentonita em Vitória da Conquista, na Bahia.
Em comunicado ao mercado nesta segunda-feira (12), a Clariant não divulgou os detalhes financeiros da aquisição, que está sujeita a condições precedentes e aprovações.
Além da mina de bentonita, uma espécie de argila usada em uma série de processos industriais, a CBB opera uma fábrica de produção, também em Vitória da Conquista (BA), onde trabalham 101 pessoas. Seus produtos são utilizados na América Latina para fazer bolas de minério de ferro, fundições, perfurações petroleiras e na engenharia civil.
De acordo com Hariolf Kottmann, CEO da Clariant, a aquisição visa atender a estratégia de aproveitar as oportunidades de crescimento rentáveis nos países emergentes. A CBB oferece excelente acesso aos mercados com grande potencial para nossos negócios existentes e para inovações futuras, por exemplo, na agricultura ou aditivos alimentares, disse.
A transação prevê uma moderna planta para a unidade de negócios de minerais funcionais (BUFM, na sigla em inglês para Business Unit Functional Minerals) em Jacareí, no Vale do Paraíba no Estado de São Paulo.
Segundo Patrick Rafaisz, analista da agência Vontobel, o controle total da CBB deverá melhorar ainda mais o acesso da Clariant ao mercado da América Latina.
Sven Schultheis, chefe da BUFM, disse que o investimento reflete o compromisso da Clariant para o crescimento dos negócios de bentonita na América Latina. Ela [a transação] fortalece nossa posição global e nos dá a oportunidade de implementar plenamente nosso know-how em todo o mundo, afirmou. Com informações da AFP e do website Energy Global.
Fonte: Notícias de Mineração