Cinco primeiros lotes de ferrovia ficarão prontos até ano que vem

Vários trechos da Ferrovia Leste-Oeste já estão com os dormentes instalados à espera dos trilhos
Considerado prioridade no alto escalão do Governo da Bahia, o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que ligará Ilhéus, no Sul do estado, a Caetité, no Sudoeste, ficará pronto até o final de 2015.
A previsão é do coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil do governo, Eracy Lafuente. “Esse trecho é prioritário porque dará viabilidade, em termos de operação, ao transporte da carga de minério de ferro, de Caetité até Ilhéus, onde ficará o Porto Sul”, explica. Ao todo, o trecho contém cinco lotes, chamados 1, 2, 2A, 3 e 4.
A empresa Bahia Mineração (Bamin), responsável pela exploração da maior mina de ferro existente em Caetité, utilizará o trecho da Fiol para transportar de 20 a 25 milhões de toneladas/ano do produto até o Porto Sul, onde terá um terminal de uso privativo (leia mais sobre o Porto Sul na página 7). Empresas que exploram outras minas de ferro, bauxita, magnesita e manganês na região também utilizarão o mesmo trecho da Fiol.
Ao todo, cinco lotes compõem o trecho de Ilhéus a Cetité. O primeiro deles, o Lote 1, vai de Ilhéus até o Rio da Preguiça, em Itagibá, município onde há uma mina de níquel, explorada pela empresa australiana Mirabela. Com o total de 125 quilômetros, o trecho passa pelos municípios de Uruçuca, Aurelino Leal, Gongogi e Ubaitaba, e conta com um investimento de R$ 607,9 milhões.
Fonte: Correio