Ciclo de palestras aborda projetos vitoriosos da CBPM
04/02/2015 – 13h20
A Diretoria Técnica da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já confirmou duas palestras para o mês de abril, ambas envolvendo projetos já consolidados pela empresa e arrendados à iniciativa privada para exploração.
O primeiro encontro será no dia 10/04/2015 das 09h00 às 11h30. Com o tema: Projeto Fosfato Brasil – (Metalogenia Exploratória e Resultados Potenciais na Bahia) terá como palestrante a Dra. Maisa Abram do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
O principal projeto de exploração de fosfato na Bahia fica na região de Irecê. Descoberta pela CBPM, a jazida foi licitada em 1993 à Bahia Fertilizantes, que explotou o minério supergênico e posteriormente negociou a área com a Galvani, atual arrendatária.
Com o tema: Depósito de Ouro C1 Santa Luz (Metalogenia, Prospecção e Potencialidade do Greenstone Belt do Itapicuru), a segunda palestra vai ocorrer no dia 24 de abril no mesmo horário. O palestrante será o consultor João Batista Teixeira, um dos autores do livro nº 40 da Série Arquivos Abertos, publicação técnica da CBPM.
A jazida de Santa Luz foi arrendada em 2014 à Mineração Fazenda Brasileiro, subsidiária da Yamana Gold, que paralisou a extração do minério por questões técnicas, mas planeja retomar a produção ainda este ano.
As palestras, realizadas no Auditório Cláudio Galvão, na sede da CBPM, visam aperfeiçoar a já qualificada equipe de técnicos da empresa para potencializar a pesquisa mineral no grande número de áreas requeridas ao Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM). Só em 2014 a CBPM obteve 259 alvarás de pesquisa junto ao órgão federal, mais que o dobro da segunda colocada.
Elaboração: Amarildo Barbosa (Semae/Gerid)