CBPM se reúne com representantes da FCA/VLI

Discutir o abandono dos trens baianos foi o principal assunto da reunião que aconteceu na última quarta-feira (09), entre o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), representantes da concessionária VLI que opera e administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e o coordenador executivo de projetos especiais, da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Antônio Alberto Valença. 

Durante a reunião, realizada na sede da CBPM, foram discutidas e reafirmadas pelo presidente da CBPM as dificuldades enfrentadas por diversos setores econômicos, em especial pela mineração, com o abandono enfrentado nas linhas da FCA que passam pela Bahia. De acordo com relatório interno sobre a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), elaborado em 2021 na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a FCA concentrou 90% da sua operação em apenas 2.341 km dos 7.094 km totais da ferrovia e vem diminuindo a cada ano a quantidade de clientes regulares. 

De acordo com os representantes da VLI, cadernos com propostas de melhorias já foram encaminhadas à ANTT e aguardam resposta. “A CBPM quer ter acesso a esses cadernos e continuará na luta em busca de uma logística de qualidade em nosso estado. É de extrema importância defender os trens para que nossos netos não enfrentem as dificuldades que passamos hoje”, pontua Tramm, presidente da CBPM. 

Durante a reunião, a CBPM solicitou que os cadernos também fossem enviados para o Governo da Bahia e que soluções e medidas em conjunto possam ser tomadas para solucionar o problema que já se arrasta durante o contrato de concessão com a VlI/FCA. 

 

Fique por dentro das novidades